Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Ensina Brasil

Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Ensina Brasil

2. Prazo de inscrição: 06/07/2020 a 07/09/2020

3. Link de inscrição: https://www.ensinabrasil.org/sejaumensina

4. O que é o Ensina Brasil?

Somos uma startup de educação, uma organização independente, sem fins lucrativos e suprapartidária. Para alcançarmos nossa visão que “um dia, todas as crianças terão uma educação de qualidade” realizamos anualmente o processo seletivo para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil.

Acreditamos em uma rede de lideranças que através da atuação transformadora como professores(as) em escolas públicas vulneráveis, desenvolvem as competências e o comprometimento necessários para multiplicar seu impacto e continuar expandindo oportunidades para todas as crianças. Por isso, recrutamos, selecionamos e capacitamos jovens talentos graduados de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura (engenharia, letras, administração, física, etc..) para  atuarem por 2 anos como professores em escolas públicas pelo Brasil, de forma remunerada.

Depois de 2 anos, os Ensinas, impulsionados pela experiência e propósito, seguem em nossa Rede Alumni, onde aceleramos o potencial de cada um para atuarem nas diversas frentes que precisam de mudanças no nosso país. Nossos alumni estão em diferentes trajetórias depois dos 2 anos do Programa. Alguns continuam como professores, outros estão trabalhando em Secretarias de Educação, outros estão em organizações do terceiro setor e há também os que estão em startups ou empreendendo.

5. Nossos critérios de elegibilidade:

1. Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a)

2. Ter português fluente

3. Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2020

Você ainda pode se inscrever caso sua colação de grau tenha sido postergada para o primeiro semestre de 2021 em função do Covid-19. Estes casos serão analisados posteriormente e sua contratação só poderá ser realizada pelos governos caso você tenha certificado de conclusão de curso

4. Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos (se você já fez mais de uma graduação, considere sempre a primeira graduação para calcular o tempo de formado)

5. Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC

6. Ter disponibilidade para participar do programa a partir do início das aulas em 2021 e permanecer por 2 anos letivos no programa (trabalho remunerado)

7. Ter disponibilidade para mudar de Estado caso não seja alocado no seu Estado de residência. Professores de redes de educação nas quais atuamos tem preferência para permanecer nelas, se assim desejarem.

6. Etapas do Processo Seletivo:

1. Formulário de Inscrição;

2. Testes Online;

3. Perguntas de Reflexão;

4. Dinâmica de grupo online;

5. Entrevista final online.

Observação: Todo o processo seletivo é feito online.

7. Locais das vagas:

Atualmente os ensinas estão alocados em 5 cidades: Campo Grande (MS), Caruaru (PE), Petrolina (PE), São Luís (MA) e Cariacica (ES). Vale frisar, contudo, que novas parcerias estão sendo estabelecidas para a alocação dos Ensinas que forem selecionados nos próximos processos seletivos.

8. Áreas de Atuação:

Todas (bachareis e licenciados)

9. Remuneração e/ou Benefícios:

Como o participante é contratado diretamente pelos governos parceiros, a remuneração irá variar de acordo com a sua alocação no programa, sendo sempre equivalente à remuneração de um professor em início de carreira com a mesma carga horária da localidade de alocação.