VAGA DE ESTÁGIO GRUPO DE PESQUISA EM INTERAÇÃO ATMOSFERA-BIOSFERA

O Grupo de Pesquisa em Interação Atmosfera-Biosfera (www.biosfera.dea.ufv.br), no Departamento de Engenharia Agrícola, oferece seis bolsas-estágio para trabalhar com atividades de pesquisa relacionados ao sensoriamento remoto e geoprocessamento de dados climáticos relacionados do ciclo hidrológico. Os trabalhos envolvem uso de sistema de informações geográficas e programação de computadores voltado ao geoprocessamento em ambiente de computação de alto desempenho em Linux (processamento paralelo) ou em ambiente de computação em nuvem. Os trabalhos serão sob orientação do Professor Marcos Heil Costa.

Duração das bolsas: 20 meses, a partir de 02 de maio de 2022, conforme descrição a seguir:

1. Uma vaga para trabalhar com suporte a sistemas Linux, e apoio a atividades de pesquisa.

Requisitos obrigatórios:

• Disponibilidade para trabalho na forma presencial
  • Coeficiente de rendimento acima de 60
  • Conclusão do curso após dezembro de 2023
  • Capacidade para trabalhar em grupo
  • Dedicação e profissionalismo
  • Inglês intermediário a avançado
  • Experiência prévia em ambiente Linux

Requisitos desejáveis:

• Desejável que esteja cursando Ciência de Computação.
  1. Cinco vagas para trabalhar com sensoriamento remoto e geoprocessamento de dados climáticos relacionados do ciclo hidrológico, em ambiente de processamento de alto desempenho e computação em nuvem.

Requisitos obrigatórios:

• Disponibilidade para trabalho na forma presencial
  • Coeficiente de rendimento acima de 60
  • Conclusão do curso após dezembro de 2023
  • Ter cursado alguma disciplina de linguagem de programação (INF 100/101/110/112; ENG 390) e ter interesse em aprender novas linguagens de programação
  • Capacidade para trabalhar em grupo
  • Dedicação e profissionalismo
  • Inglês intermediário a avançado

Requisitos desejáveis, mas não essenciais:

• Estar cursando graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Civil, Eng. de Agrimensura e Cartográfica ou Ciência de Computação. Graduandos de outros cursos também serão considerados, conforme a adequação aos requisitos desejáveis.
  • Ter cursado ou estar cursando em 2022-1 disciplinas de Meteorologia e Climatologia (ENG 210, ENG 211, ENG 212, ENG 213, ENG 321, ou equivalente). Pelo menos um dos selecionados deverá ter cursado ENG 321 (Meteorologia e Meio Ambiente).
  • Ter cursado ou estar cursando uma das seguintes disciplinas: EAM 450 (Geoprocessamento); EAM 451 (Sistema de Informação Geográfica); ENG 290 (Geoprocessamento Aplicado a Sistemas); SOL 480 (Geoprocessamento); ENF 312 (Elementos de Sensoriamento Remoto).
  • Ter cursado o “Curso Básico de Linux”, disponível gratuitamente no Portal EAD da UFV. O curso deverá ter sido concluído até o momento da entrevista.

Oferecemos:

• Bolsa-estágio pela Funarbe no valor de R$ 400 mensais (pendendo liberação de recursos de convênio).
  • Treinamento para execução dos trabalhos em ambiente de processamento de alto desempenho (processamento paralelo, computação em nuvem)
  • Ambiente de trabalho profissional e desafiador
  • Participação em publicações de alta relevância científica
  • Excelentes condições de trabalho
  • Real experiência em trabalhar com grandes volumes de dados (Big Data)

Os interessados devem enviar e-mail para atmosfera.biosfera@ufv.br até o dia 08/04/2022, colocando como assunto “Inscrição para estágio” e incluindo (1) uma carta solicitando a inscrição, apresentando resumidamente as suas qualificações e seu interesse no trabalho, a vaga que está pleiteando (suporte e apoio ou sensoriamento remoto e geoprocessamento),  sua previsão de formatura, informando também os horários disponíveis para entrevista entre 11/04 e 29/04/2022; (2) currículo vitae e (3) histórico escolar de graduação. Os candidatos que tiverem realizado algum dos exames de proficiência de língua inglesa aceitos pela PPG podem encaminhar também o resultado do teste como prova de proficiência.

O processo seletivo incluirá três etapas: análise inicial da documentação apresentada, entrevista remota, e entrevista presencial (provavelmente no dia 29/04/2022).

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail atmosfera.biosfera@ufv.br.